sábado, 24 de maio de 2014

VAGONITE CONTORNADO

O bordado utilizando o ponto vagonite é um muito fácil de aprender, pois é só passar a agulha sob os grupos de fios da trama superficial do tecido, em forma de alinhavos. Seu avesso não aparece nada. 
Geralmente os desenhos são geométricos, mas podem ser feitas outras formas utilizando o metodo do vagonite contornado. 
Pode ser executado no pano de  vagonite ou no pano de ponto cruz.
Para centralizar qualquer desenho, primeiro é necessário encontrar o meio do tecido. Dobre a peça a ser bordado em quatro, depois abra e alinhave em forma de cruz as marcas das dobras. o ponto que essas linhas se cruzam correspondem ao centro do tecido.

Agora é só passar a agulha sob os grupos de fios uniformes da trama superficial em forma de alinhavos.
Os efeitos dos motivos surgem mudando-se de carreira e formando degraus.

Caso você queira fazer outros desenhos, deve riscar no tecido para vagonite o desenho que você escolher, depois comece contornando com o ponto correntinha ou ponto haste.
Pode-se também fazer o contorno com tinta dimensional para tecido, neste caso borde primeiro preenchendo o risco , e depois faça o contorno com a tinta relevo ou dimensional. É bem mais pratico e mais rapido. 

4 comentários:

  1. Molto molto brava. Grazie per averci mostrato la tecnica.

    ResponderExcluir
  2. Sono contento che ti sia piaciuto. LA SPERANZA HA AJUDADO.BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde acho lindo vagonite mais para mim e mais difícil do que o ponto cruz mais eu vou aprender