segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pontos básicos de bordado livre

ponto 
contorno

Corresponde ao ponto Outline. No Brasil, é conhecido como ponto contorno.

 ponto margarida 

Corresponde ao ponto Lazy Daise,

Ponto corrente

Corresponde ao ponto Chain. Conhecido como ponto corrente, correntinha ou ainda ponto cadeia. É um ponto que possui muitas variações, mas o base é este.

ponto-cruz

De todos, este é o mais conhecido. Então, sem dúvidas aqui.

Ponto cheio

Corresponde ao ponto Satin. 

Chuleio

O chuleio ou chuleado é o método utilizado para arrematar costuras ou para fazer uma espécie de bainha para evitar que os tecidos desfiem na orla.

Nó francês

Ponto cobertor

Este é outro caso de tradução literal, é o ponto Blanket, da especialidade americana, que corresponde ao ponto caseado no Brasil.

Ponto pena

Ponto reverso ou atrás

Na especialidade americana, Back, que é conhecido no Brasil como ponto atrás, muito usado no ponto cruz para fazer contornos.

Ponto casa de botão

É o mesmo ponto caseado, porém, usado para fazer casas de botão. 
Acontece que na especialidade americana, o nome é Buttonhole, usado para designar o mesmo ponto caseado.

Espinha de peixe

Corresponde ao ponto Fishbone, da especialidade americana; no Brasil é mais conhecido como ponto folha.

Ponto longo e curto ou matiz

Mais um caso de tradução literal, Long and short. Trata-se do ponto matiz.

Ponto trança 

Não encontramos como é conhecido no Brasil, apenas sabemos que é uma derivação do ponto corrente. Na especialidade americana é o ponto Braid, que você pode ver abaixo. 

9 comentários:

  1. Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!! desse geito ajuda muito

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. DE NADA MARIA,ESPERO QUE TENHA SIDO ÚTIL, BEIJOCAS

      Excluir
  3. seus pontos muito bem explicados parabens
    muito bem feitos
    parabens

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, grata pelas dicas.
    Gostaria de saber se vocês sabem o nome de um ponto para bordar que no pano parece uma bolinha.
    Na época, me ensinaram assim: pega-se a linha de bordar, quantidade 10 fios.
    Um palito de fósforo é colocado em pé no tecido e estes 10 fios, circulam o palito.
    Em seguida, com a agulha, vai-se cobrindo toda o circulo com linha.Por último, tira-se o palito.
    Se a linha é vermelha, fica igual à uma maçã.
    Grata, deixo esta dica!
    mdfgom@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço este ponto, parece ser um tipo mde caseado que se usa normalmente para fazer casas de botoes com linha, mas não dá o formato de maçã a que voce se refere,. Se tivesse alguma foto seria mais fãcil de tentar localizar. bj