quinta-feira, 11 de abril de 2013

Capitonê em tecido xadrex

BARRA PARA PANO DE COPA COM CAPTONÊ
Este babadinho de CAPITONÊ no tecido  xadrez e o passo a passo foi feito pela Cátia
Não é difícil de fazer e fica muito charmoso depois de pronto. Aqui tem 3 diferentes tamanhos de xadrez para que vocês vejam depois de pronto como fica o babadinho. Não aconselho que vocês usem um xadrez menor do  que esses.

*Material:
_Tecido xadrez de qualquer tamanho.....mas observe que eu só uso do tamanho médio até o grande. A medida é 20 cm pela largura do tecido que é 1,40cm. Para um pano de copa que tem a largura de 48cm,vai sobrar tecido,mas como o tamanho do xadrez varia muito...é melhor não cortar logo,vá fazendo e medindo até ficar do tamanho que você quer.
_viés fino para fazer o acabamento na beirada do tecido,uso viés porque esse tecido desfia muito.
_linha de bordar combinando com o xadrez.
Para esse tamanho de xadrez eu deixei 6 quadradinhos para a parte de cima e a mesma quantidade para o lado;e vou pegar de 4 em 4 quadradinhos para o captonê.
Vejam que quando se puxa a linha já forma a florzinha,agora é só reforçar a costura.
Reforce a costura segurando no meio.
Agora feche a parte decima;como estou pegando de 4 em 4 quadradinhos desse xadrez,eu vou reforçar  dobrando o tecido,dividindo de dois em dois.
Do lado faça a mesma coisa,para que na hora de passar a máquina de costura não fique com defeito.
Vá fazendo o captonê sempre pulando 4 quadradinhos e começando outra florzinha. Não esqueça de deixar  no final do trabalho a mesma quantidade de quadradinhos que você deixou para começar o captonê.
Você pode usar os dois lados do trabalho.
Amigas,vejam como esse quadradinho do xadrez é bem maior. Esse eu peguei de 2 em 2 quadradinhos para o trabalho, e deixei 3 quadradinhos para cima e 3 para o lado.
Vá fazendo o captonê sempre pulando 4 quadradinhos e começando outra florzinha. Não esqueça de deixar  no final do trabalho a mesma quantidade de quadradinhos que você deixou para começar o captonê.
Você pode usar os dois lados do trabalho.
Amigas,vejam como esse quadradinho do xadrez é bem maior. Esse eu peguei de 2 em 2 quadradinhos para o trabalho, e deixei 3 quadradinhos para cima e 3 para o lado.
Dobrei o tecido e dei um pontinho para segurar como no outro exemplo. Isso facilita bastante na hora de costurar e fazer a bainha.
Agora é só ir repetindo até chegar no tamanho que você quer.
Observação:
Quando se faz almofadas de captonê sabemos que teremos de usar pelo menos  o dobro de tecido...exemplo:para uma almofada de 40cm, a gente usa pelo menos 85cm de tecido;mas no xadrez é diferente por seus quadradinhos terem vários tamanhos. Então amigas,não corte a largura antes de chegar o tamanho que você quer.

fonte http://www.catiaartesmanuais.com/2011/06/passo-passo-de-captone-no-tecido-xadrez.html

Um comentário:

  1. amei seu blog ,se puder me faça uma visita ah tbm estoute seguindo meu blog é :http://artsdamarisbel.blogspot.com.br/ bjs